A Mantiqueira

O pouso das águas...
Tupis ou Jês

A chama consome a lenha
o calor agita o ar
a história é a fumaça.

O riacho e suas pedras
o vento na serra, o horizonte, o azul.
Hoje, apenas nós.

Pedaços do passado...
Felicitações reais!
Os reinos estão por aqui.
Palavras-legados abriram seus quintais.

A chama durou um tempo
o tempo não parou de contar.
Cinzas ao vento.

Na serra ainda verte,
mas não o seu nome,
tempos idos.

Pedaços do passado...
Felicitações reais!
Áureos tempos, tempo de encontrar.
Palavras-legados abriram seus quintais.

A chama consome a lenha...
(lap)


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domingo, 29 de agosto de 2010

Sempre os modelos

O Milton Nascimento cantou "que aqui mora um povo que é mar e que é rio e seu destino é um dia se juntar, mas ficar de frente para o mar, de costas para o Brasil, não vai fazer desse lugar um bom país."
Temos boas universidades, mas insistimos em adotar modelos. 
Foi bom ler a entrevista com Diane Ravitch,, ex secretária adjunta de educação nos Estados Unidos, no jornal O Estado de São Paulo, artigo assinado por Simone Iwasso, que o sistema está apenas formando  alunos treinados para fazer uma avaliação. As escolas necessitam de administradores experientes, que sejam professores também, mais qualificados... As melhores escolas tem alunos que nasceram em famílias que estimulam a educação, isso já ajuda muito a escola e o estudante...Toda escola precisa de um currículo muito sólido, bem definido, em todas as disciplinas, .... Sem essa ênfase em um currículo básico e bem estruturado, todo o resto vai se resumir a desenvolver habilidades para realizar testes. O Child Left Behind não funcionou, pois previa que até 2014 teria 100% dos estudantes com proficiência...Qualquer professor poderia dizer que isso não aconteceria.
Aqui, na região da Sétima Superintendência Regional de Ensino, as secretárias e os secretários (será que existem homens ocupando esse cargo?) de educação são orientados para o ensino dos testes, então, nós professores os recebemos em cima da hora, o que só piora a situação, pois pedem-nos "preferência",e, aí, adeus currículo para os que seguem a instrução!
Isso significa desvalorização dos profissionais docentes, também esquecidos por prefeitos e governadores que nada fazem para iniciar um processo de valorização da carreira, travando batalhas jurídicas (e partidárias) impedindo a aplicação da Lei 11738 que institui o piso salarial para o magistério.
Eles deveriam promover o desenvolvimento dos professores que ainda possuem apenas o magistério em nível médio em todo o Brasil, ajudando-os, se tiverem interesse, a cursar uma Universidade, promovendo os  cursos que o MEC disponibiliza para a graduação superior para os docentes da área rural, e, então, modificar o item da Lei de Diretrizes e Bases a exigência da formação inicial para o início da carreira, talvez com a instituição de um novo prazo... e criar nos concursos públicos, além da prova de conhecimentos, pelo menos uma entrevista entre os melhores selecionados, para saberem se os candidatos possuem habilidades para ocuparem o cargo.
"Aqui vive um povo que cultiva a qualidade
Ser mais sábio que quem o quer governar
A novidade é que o Brasil não é só litoral
É muito mais, é muito mais que qualquer zona sul.
Tem gente boa espalhada por esse Brasil
Que vai fazer desse lugar um bom país...
lap

Um comentário:

  1. quero te cumprimentar. tua saga como professor vi nascer. teu compromisso com a Verdade, tua clareza de propósito, teus talentos direcionados para...
    quando vocação e profissão se casam não é preciso modelo. e a instituição que aguente tua rebeldia.
    de teus alunos, enorme gratidão. e isso é o que importa. galgando a maestria de si mesmo: exemplos melhor que modelos.

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